Portal do Governo Brasileiro
Conferência nacional de educação
Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte

Sistema de Relatoria é apresentado aos Fóruns Estaduais de Educação

Momento de conhecer como organizar as propostas ao Documento-Referência para a etapa nacional da II Conferência Nacional de Educação (Conae). O Fórum Nacional de Educação (FNE) se encontrou, nesta quinta-feira (22), com os relatores dos Fóruns Estaduais de Educação (FEE) para apresentar o Sistema de Relatoria da Conae 2014. Na somatória, 56 representantes de todos os estados e do Distrito Federal conheceram e foram treinados para utilizarem o Sistema. O software está hospedado na página relatoria.mec.gov.br. A reunião que permaneceu durante todo o dia, foi realizada no Hotel Nobile Lakedise Convention & Resort, em Brasília.


A elaboração do software coube à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério da Educação (MEC). Segundo o gerente de Projetos da DTI, Roberto Mendes, o sistema criado é inovador. "Ele atende à Conae 2014, mas poderia também ser utilizado para qualquer sistema de relatoria", detalha. De acordo com Roberto, o sistema anterior era manual, agora, o novo é automático o que inviabiliza possíveis erros. O gerente de Projetos da Diretoria de Tecnologia da Informação ainda explica que existem três perfis para terem acesso ao sistema: cadastrador, relator e coordenador. Cabe a cada estado a indicação dos usuários destes perfis.

 

O coordenador da Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação, Arlindo Cavalcanti de Queiroz, ressaltou a importância desta organização para a sistematização a Conae, marcada para 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. Segundo ele, o encontro desta quinta-feira foi um "momento de extrema importância porque é o instante de registro e zelo por cada proposta aprovada nas etapas municipais e estaduais da Conae. Ela garantirá com precisão matemática que cada proposta aprovada esteja presente na sistematização nacional e no Documento-Base aprovado nas plenárias de eixos e na plenária final da etapa nacional".


O coordenador da Comissão de Sistematização e Mobilização do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro, André Jorge Marinho, presente no encontro, também reforçou a seriedade deste momento para a dinâmica nacional de sistematização das propostas para à Conferência Nacional de Educação 2014. Segundo ele, este momento proporciona a troca de experiências entre os estados, é um espaço de formação, orientação e que tem um aproveitamento coletivo. Este encontro "contribui para que se evite a falta de envio de propostas nas etapas que antecedem à etapa nacional da Conae para construção do Documento-Base", completa André.


O Fórum Nacional de Educação reforça que, além deste encontro, na capital federal, haverá ainda uma videoconferência para que dúvidas que possam existir sejam esclarecidas. A DTI também disponibilizou um e-mail para que dúvidas e problemas sejam notificados. É o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Ascom FNE

Lido 27148 vezes Última modificação em Sexta, 23 Agosto 2013 08:31
(*) campos obrigatórios
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal