Portal do Governo Brasileiro
Conferência nacional de educação
Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte

Rio de Janeiro encerra etapa municipal da Conae 2014

Cerca de dez mil pessoas entre pais, estudantes, profissionais da educação, representantes do poder público e da sociedade civil participaram dos debates da etapa municipal da II Conferência Nacional de Educação (Conae) do Rio de Janeiro. No início deste mês de agosto, as 140 conferências entre preparatórias/livres e municipais/intermunicipais foram finalizadas. O Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEE-RJ) agora realiza reuniões semanais para avaliação das etapas Intermunicipais, e preparação para Conferência Estadual, marcada para 27 a 29 de setembro.


De acordo com a coordenadora do FEE-RJ, Magda Sayão, a estratégia estabelecida para realização desta primeira etapa fez com que houvesse um grande avanço para a participação popular nas discussões. O Fórum realizou conferências livres/preparatórias, municipais e intermunicipais além de um dia voltado especificamente para a Conae, 19 de junho, o Dia da Conae no Estado do Rio de Janeiro.


"Uma vez os municípios /UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) /UNCME(União dos Conselhos Municipais de Educação) fortalecidos, nossas Conferências Intermunicipais, tornaram-se produtivas, pois, os participantes já chegavam com o Documento-Referência discutido e analisado em suas propositivas, o que consideramos de qualidade social para a nossa educação e perspectivas para a próxima década. Um grande e belo desafio", enfatiza Magda .


Magda Sayão enfatiza a importância da Conae para a mudança na educação brasileira. Segundo ela, isso pode ocorrer "partindo de uma perspectiva de que a Educação é um direito e que todos devem ter acesso a ela, de forma que garanta a qualidade social do ensino, de vida e exercício pleno de cidadania", completa.

 

Leia mais

Rio de Janeiro concretiza mais uma conferência municipal

Rio de Janeiro dá início à etapa intermunicipal da Conae

Rio de Janeiro realiza Dia da Conae no estado

Rio de Janeiro se prepara para etapa estadual da Conae 2014

Seis municípios do Rio de Janeiro se unem para pensar a educação brasileira

Angra dos Reis (RJ) realiza Conferência Livre da Conae

Campos do Goytacazes (RJ) recebe Conferência Intermunicipal

FME de Macaé (RJ) divulga II Conae

Macaé (RJ) sedia II Conferência Intermunicipal de Educação

Maricá (RJ) abre inscrições para Conferência Intermunicipal de Educação

Nova Friburgo (RJ) realiza Conferência Intermunicipal de Educação

Queimados (RJ) confere a educação brasileira

Varjota (CE) confere educação brasileira

 


Ascom Conae 2014

Lido 6103 vezes Última modificação em Segunda, 26 Agosto 2013 11:39
(*) campos obrigatórios
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal