Maranhão se prepara para a etapa estadual da Conae
Publicado: Sexta, 05 Julho 2013 05:12

Após realizar as conferências intermunicipais de educação, o Maranhão se prepara para a Conferência Maranhense de Educação (Comae 2013) que será realizada entre os dias 18 e 20 de setembro, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA). O estado agora sistematiza os dados coletados na etapa municipal. A exemplo das etapas regionais, a Conferência Maranhense de Educação terá o foco na discussão de sete eixos e do tema central "O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do sistema de educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". A Comae é uma realização do Fórum Estadual de Educação (FEE) em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e Secretaria Adjunta de Gestão Institucional (SAGI).

2 CONF. TUTOIA - MA 1

O ciclo preparatório para a estadual foi encerrado com a conferência de São Luís, na qual alunos, pais, poder público, profissionais da educação de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, discutiram propostas para a educação brasileira. Iniciadas em abril, ao todo foram 28 encontros que congregaram as Unidades Regionais de Educação, que abrangeram as 217 cidades. O coordenador-geral do Fórum Estadual de Educação e da Conferência Maranhense de Educação, Fernando Silva, faz um balanço positivo das etapas preparatórias. Para ele, isso ocorre, pois, com os encontros intermunicipais foram alcançadas todas as cidades do estado, eleitos os delegados para a etapa estadual, além de ter sido feito um levantamento das propostas, que atualmente são esquematizadas para a Comae. "A expectativa é de um público participativo para que novas conquistas sejam alcançadas", ressaltou Fernando Silva.

3 GT-CONF. DE SO LUS

 

Durante a realização da Conferência Maranhense de Educação, serão analisadas as dificuldades identificadas nos encontros intermunicipais e avaliadas as sugestões apresentadas pelos diversos segmentos sociais que participaram dos 28 encontros. Os temas subsidiarão a elaboração do Plano Estadual de Educação. Os debates da etapa estadual também terão como objetivo melhorar nível de aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino, universalizar o ensino médio, combater o analfabetismo e institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios. Os temas que serão debatidos na etapa estadual foram definidos no planejamento estratégico da Seduc, a partir do diagnóstico sobre a realidade da educação maranhense. O olhar clínico foi elaborado com a assinatura do acordo de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

 

Fotos: Ascom FEE-MA

Com informações da Ascom do FEE-MA