Santa Catarina conlui etapa estadual da Conae 2014
Publicado: Terça, 27 Agosto 2013 16:42

Santa Catarina se movimentou para as discussões da II Conferência Nacional de Educação (Conae) e, no último dia oito encerrou a etapa municipal. Com 295 municípios, o estado concretizou 275 Conferências Municipais, 21 Intermunicipais e 450 Livres entre presenciais e virtuais. O Fórum Estadual de Educação (FEE-SC) ainda realizou o Dia da Conae na Escola. Na ocasião, 24 de abril deste ano, o debate reuniu profissionais da educação, estudantes, representantes do poder público e da sociedade civil organizada para debater os eixos do Documento-Referência. O estado continua com as Conferências Livres (presenciais e virtuais) até a etapa nacional, em fevereiro de 2014.

 

Segundo a coordenadora do FEE-SC, Elza Moreto, o estado teve uma participação expressiva de todos os níveis de ensino e de todas as redes, inclusive conseguiu ter integração de Universidades que fazem parte do Sistema de Ensino Superior de Santa Catarina. "Além de todo o trabalho efetivado com o Dia da CONAE na Escola que Santa Catarina, pioneiramente fez, tudo o que realizamos tornou este Estado pioneiro e protagonista em relação ao movimento da CONAE/2014 deflagrado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e no Brasil como um todo", enfatizou Elza Moreto.

27 Delegados de Santa Catarina

Santa Catarina segue agora para a etapa estadual, marcada para os dias sete, oito e nove de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Segundo a coordenadora do FEE-SC, após este evento, a instituição colaborará com a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina na tessitura do Plano Estadual de Educação. Ainda de acordo com Elza, o Fórum Estadual de Educação coordenará o processo de articulação com os municípios para que estes façam os Planos Municipais de Educação e os Conselhos Municipais de Educação.

 

Conae
Elza Moreto enfoca como a Conae pode mudar a educação brasileira. Segundo ela, a Conferência Nacional de Educação é entendida como a grande oportunidade de abrir o debate para, dialética e democraticamente pensar, repensar, significar e ressignificar e, pautar pelo viés do debate plural, as melhores políticas para a Nação Brasileira. "Mas tudo isto precisa receber âncora e legitimidade oficial com a aprovação do Plano Nacional de Educação, condição 'Sine qua non' para transformar o debate e as propostas em efetivas políticas públicas, sempre em direção à melhoria da qualidade social da educação", ressalta.

 

Leia mais

Araranguá (SC) recebe etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação

Caçador (SC) realiza Conferência Municipal

Conferência livre da Conae 2014 é realizada em Joaçaba (SC)

FME de Videira (SC) prepara Conferência Municipal de Educação

Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina realiza Conferência Livre

Oito municípios de Santa Catarina se reúnem para pensar a educação

Santa Catarina caminha para etapa estadual da Conae 2014

Santa Catarina mobiliza municípios em Conferências Livres sobre CONAE/2014

Santa Catarina realiza mais uma conferência intermunicipal

 


Ascom Conae2014