Em Mato Grosso, começa encontro estadual
Publicado: Terça, 17 Setembro 2013 16:16

"Avançar mais e fazer com que Mato Grosso continue apresentando bons exemplos para o país". Essa foi a mensagem apresentada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na fala do secretário-adjunto de Gestão de Pessoas, Edilson Sphentof, na abertura oficial da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Cona), nessa segunda-feira (16), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

 

Com cerca de 400 participantes, representantes de diversos segmentos coordenados pelo Fórum Estadual de Educação, na figura da presidente Rosa Neide Sandes de Almeida, teve início os trabalhos de quatro dias da Conae 2014, em Mato Grosso. Rosa Neide, assim como vários dos representantes de segmentos, destacou como relevantes fatores como a pluralidade de representantes na discussão, e ainda, a conquista de recursos para educação com os royalties do pré-sal e Petróleo. Uma proposta apresentada na Conae 2010 e concretizada nessa segunda edição.


O presidente da Conae 2014 e do Fórum Nacional de Educação, professor Francisco das Chagas Fernandes, convidado de honra do evento, destacou "o Sistema Nacional de Educação como uma conquista do país construída de forma plural pela sociedade civil. Conquista que será refletida nos estados e municípios".

 


A palestra de abertura, proferida pelo professor Carlos Augusto Abicalil, abordou o Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Abicalil traçou as conquistas de Mato Grosso para o País. Temas debatidos na década de 90 que só agora se concretizam em nível nacional. "A Constituição de Mato Grosso, de 1989, já citava no capítulo da Educação, a gestão democrática e o Sistema Nacional de Educação", citou. Conforme ele, velhos temas para o estado hoje debatidos em outro patamar.


Ainda na apresentação, abordou a implantação do Fórum de Educação, como uma instituição plural e de fundamental importância para a constituição de um Sistema Articulado entre os entes federados. Segundo ele, é preciso que os municípios se organizem e criem os Fóruns Municipais e por meio deles desenvolvam o Plano Municipal de Educação. Ele será o documento das políticas municipais para a educação. Por meio dele os municípios terão como articular com o Estado e Governo Federal propostas conjuntas para a educação (matrículas, piso salarial, transporte entre outros).


A Conae 2014 traz para a discussão representantes dos estudantes (UBES, UNE), pais, Unemat, UFMT, União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Estadual de Educação Indígena (CEEI), Conselho Estadual de Educação (CEE), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais (Anfope), Adunemat (Associação dos Docentes da Unemat) e Seduc-MT.

 

Ascom da Seduc de Mato Grosso