
Mato Grosso do Sul é a segunda unidade da federação brasileira que realiza a etapa estadual da II Conferência Nacional de Educação (Conae). O encontro será aberto nesta sexta-feira (06), às 19h, no Teatro Glauce Rocha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Os debates continuam até domingo (08).
De acordo com a coordenadora-geral do Fórum Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (FEE-MS), Vera Antunes, o trabalho par a realização da Conferência Estadual de Educação foi intensivo e a expectativa é grande. "Aguardamos 850 participantes, contando com a presença de 670 delegados eleitos nas intermunicipais", relata Vera.
O evento estadual ocorre depois da realização de 17 Intermunicipais e 79 Preparatórias, durante os meses de maio e junho. Os debates, segundo o Fórum Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul, contaram com a participação efetiva de 12 mil pessoas, entre pais, estudantes, profissionais da educação e representantes do poder público e sociedade civil organizada. Os delegados eleitos em Campo Grande seguem para a etapa nacional da Conae, marcada para 17 a 21 de fevereiro, em Brasília. Já as propostas de Mato Grosso do Sul ao Documento-Referências ajudaram a compor o Documento-Base de discussões da Conae 2014.
Conae e a educação
A coordenadora-geral do FEE-MS, Vera Antunes, ressaltou como a educação brasileira pode ser modificada com a Conferência Nacional de Educação. Segundo ela, as mudanças ocorrerão por meio da participação efetiva das pessoas localizadas em diferentes regiões do País que necessitam substancialmente de uma educação emancipatória e de qualidade para todos e todas. A apresentação de propostas para uma política nacional de educação, com base nos sete eixos temáticos propostos no Documento-Referência, de acordo com Vera, devem estar alicerçados no PNE.
"A CONAE promove a integração de representantes de segmentos educacionais e setores sociais, se configurando como um locus privilegiado de articulação entre a sociedade civil e o governo, discutindo a educação do Brasil com vistas a contemplar as desigualdades regionais e acolher a diversidade das populações não atendidas nos seus direitos", completa.
Saiba mais
Programação da Conferência Estadual do Mato Grosso do Sul
Mais informações no site do FEE-MS
Ascom Conae 2014