
Tocantins abre nesta terça-feira (17) a etapa estadual da II Conferência Nacional de Educação (Conae). O encontro que segue até quinta-feira será realizado no Auditório Cuíca, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. O debate ocorre após a realização de 30 conferências, entre sete municipais e 23 intermunicipais.
De acordo com o coordenador do Fórum Estadual de Educação de Tocantins (FEE-TO), Cicinato Mendes da Silva, a expectativa em relação ao encontro é que ele feche com "chave de ouro" as duas etapas antecessoras, municipal e estadual. Segundo Cicinato, nele habita três nobres sentimentos neste momento: gratidão, alegria e esperança.
"Gratidão a todos que colaboram e se empenharam com mobilizações e organização das ações para que chegássemos a esta grande final, com sucesso. Alegria, pelos bons resultados que estamos alcançando e pela forma bonita, simpática e muito elegante e participativa como foram organizadas as etapas municipais e intermunicipais. Esperança, porque acredito profundamente que as sementes lançadas nesta Conferência, cairão em terras férteis e darão bons frutos para as nossas crianças e jovens, que é uma educação de boa qualidade, que eles têm direito de receber", detalha Cincinato.
O tema do encontro em Palmas é "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Nele os delegados das municipais construirão as propostas que ajudaram a compor o Documento-Base de discussões do encontro nacional. Além do documento reformulado dentro das perspectivas de Tocantis, também serão eleitos os delegados que representarão o estado no debate nacional, que ocorre em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro.
Local e datas:
Auditório Cuíca – Universidade Federal do Tocantins – Palmas/TO
Dia 17: 19 horas
Dias 18 e 19: 08 às 12 horas; 14 às 18 horas
Confira o calendário da etapa estadual
Ascom Conae 2014