Mais de 200 conferências municipais e intermunicipais estão transcorrendo em todo o Paraná até dia 10 de julho. O objetivo é reunir a comunidade escolar para discutir a qualidade do ensino em suas cidades, e preparar propostas e sugestões para serem debatidas na Conferência Estadual de Educação, que ocorrerá entre os dias 24 a 26 de setembro. No ano que vem, em fevereiro, os 26 estados e o Distrito Federal levarão os resultados de seus eventos locais para a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, que será realizada em Brasília.
O Fórum Estadual de Educação do Paraná (FEE), coordenado pelo vice-governador e secretário de estado da Educação, Flávio Arns, colabora com os municípios paranaenses para a realização de suas conferências. Para isso, criou e mantém um site na internet, www.fee.pr.gov.br, onde estão disponíveis informações sobre a Conae, bem como um calendário com todas as conferências agendadas.
"Para que tenhamos uma pluralidade de opiniões, uma ampla gama de contribuições, precisamos da presença de toda a comunidade escolar, incluindo professores, funcionários, pais e alunos", afirma Cristiana Gonzaga, secretária executiva do FEE e coordenadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Secretaria da Educação do Paraná. Detalhes sobre os locais e horários das conferências municipais e intermunicipais devem ser consultados diretamente com as secretarias da educação de cada cidade.
Referência
Os participantes das conferências podem contribuir sugerindo emendas e alterações no Documento Referência da Conae 2014. A versão final do documento, definida após a conferência nacional em Brasília, servirá de base para o novo Plano Nacional de Educação.
Com informações do FEE-PR