Barras, no Piauí, recebeu na última semana, oito municípios para realizaram a Conferência Regional de Educação. No encontro estiveram presentes pais, estudantes, profissionais da educação, poder público e sociedade civil organizada para pensar a educação brasileira e concluir mais uma etapa da II Conferência Nacional de Educação (Conae).
Participaram da Conferência as cidades de Campo Largo do Piauí, Matias Olímpios, São João do Arraial, Esperantina, Batalha, Porto, Luzilândia e Nossa Senhora dos Remédios. Os delegados de cada município sintetizaram e votaram o documento regional que irá se juntar à Conferência Estadual marcada para setembro, em Teresina.
A participação da sociedade na construção de políticas públicas para a educação é considerada de extrema importância para a elaboração de um Plano Nacional de Educação. Por isso, as Conferências são vistas como oportunidades de democratizar as ações que viabilizem melhorias relacionadas à Educação brasileira. O resultado desses debates constituirá um documento-base que será o objeto de discussão na II Conae, que ocorrerá em fevereiro de 2014, em Brasília.
Com informações da Ascom de Luzilândia