Sessenta e seis municípios participaram durante a segunda-feira (19) e terça-feira da etapa macrorregional da I Conferência Nacional de Educação (Conae), em Minas Gerais. O evento ocorreu no auditório da Faculdade Pitágoras, em Divinópolis, e reuniu 126 representantes dos municípios, eleitos a partir das etapas municipal e microrregional Centro-Oeste, ambas sediadas em Divinópolis.
Da abertura, participaram o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, a secretária municipal de Educação, Eliana Cançado Ferreira, a diretora da Superintendência Regional de Ensino, Vera Lúcia Soares Prado, a assessora metodológica e moderadora da Conferência, Evelyn Raimunda, a representante do Fórum Municipal de Educação e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), Suely Rodarte, o presidente da federação das associações de pais do estado de Minas Gerais, Nilo Furtado, entre outros representantes de entidades e instituições relacionadas à educação.
O encontro integrou as conferências preparatórias para a II Conae 2014, a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília. O objetivo da etapa macrorregional é dar seguimento às discussões sobre as políticas de esfera nacional, estadual e municipal para indicar responsabilidades em comum entre os representantes federados ao sistema de ensino, tendo como tema central "O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".
Nesta etapa, 126 representantes de 66 municípios que integram as superintendências de ensino de Divinópolis, Pará de Minas e Passos, elegeram os 50 delegados que participarão da etapa estadual e, posteriormente, da etapa nacional, segundo informou a assessora metodológica e moderadora da Conae, Evelyn Raimunda.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Eliana Cançado, a etapa macrorregional é um momento importante para apontar necessidades e repensar os rumos da educação. "É um momento ímpar para repensarmos a nossa educação, ver o que nossas crianças e docentes precisam, ver os nossos objetivos e também sobre as formas de financiamento da educação, que é um ponto importante que possibilita crescer, pagar bem o professor, manter uma rede estruturada com os incrementos que a educação necessita", salientou.
Com informações da Ascom de Divinópolis