"Após um ano e meio de preparação, reuniões, mobilização nos municípios, este momento está sendo muito positivo não só na qualidade dos debates, mas também em participação. Para o Tocantins, é de grande valia tanto para o ensino quanto para o aprendizado", disse Cicinato Mendes da Silva, coordenador do Fórum Estadual de Educação (FEE-TO), no encerramento da II Conferência Estadual de Educação, na tarde desta quinta-feira (19), na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.
Durante o encerramento, ocorreu à plenária, momento da sistematização das discussões, e foi finalizada com a construção das emendas para o texto, que será encaminhado para o Fórum Nacional de Educação (FNE) e ajudará a compor o Documento-Base da Conferência Nacional de Educação (Conae). Além disso, houve a escolha dos delegados que representarão o Tocantins na etapa nacional marcada para 17 a 21 de fevereiro, em Brasília.
"Numa conferência como essa, sabemos que é um orgulho, saber que o futuro da educação depende da gente, é muita responsabilidade. É importante para mim como educadora participar ativamente dessas decisões", disse Robersilvânia Souza Nascimento, delegada representante de Monte Santo do Tocantins.
Conforme a coordenadora de sistematização do FEE-TO, Dilcilene Maria Aires de Santana, os debates ajudaram os delegados a compreenderem qual é a proposição da discussão posta de Sistema Nacional de Educação, de regime de educação e do Plano Nacional de Educação. Ainda segundo ela, o Tocantins teve um aspecto importante nessa conferência, que é o da participação. Neste ano tivemos 30 conferências intermunicipais, enquanto que há quatro anos foram apenas 13.
"Percebemos o envolvimento das pessoas. Aquelas que estão aqui é porque acreditam em um sonho da educação, em uma educação possível de ser construída. Elas têm em sua vivência o aprendizado que a educação já mudou muito do ponto de vista do acesso, da permanência, de material didático, da formação dos professores e da orientação curricular, mas ainda é preciso mais. Portanto, a minha expectativa é que aprovamos aqui emendas que traduza o sonho da educação", enfatizou a coordenadora.
Com informações da Ascom da Seduc de Tocantins