Imprimir esta página

Conferências estaduais seguem a todo vapor

 

A educação brasileira tem alcançado muitas vitórias neste semestre. Desde o dia 27 de agosto, 16 Conferências Estaduais de Educação já foram realizadas e nesta terça-feira (01) mais uma começa, a de Sergipe. Os encontros integram a etapa obrigatória da II Conferência Estadual de Educação (Conae 2014) que ocorre de 17 a 21 de fevereiro, em Brasília. O calendário de conferências continua até o fim deste mês.

 

Para o coordenador da Comissão Especial de Dinâmica e Sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE), Arlindo Cavalcanti de Queiroz, essa etapa é vital. "É nela que surgem as propostas novas que serão aprovadas no encontro nacional. Ela sistematiza e organiza todas as propostas aprovadas nas conferências municipais e intermunicipais junto com propostas de segmentos e setores da sociedade. O FNE tem um sistema que receberá estas propostas que comporão o Documento Base, texto de análise da etapa nacional da Conae 2014", detalha.


Confira o calendário das conferências estaduais

 

Conae


Realizada pela primeira vez em 2010, a Conae é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. A CONAE 2010 deliberou que ela ocorreria a cada quatro anos e seria coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), instituído, também por deliberação dessa, é órgão de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro. A segunda edição da Conferência Nacional de Educação se aproxima, e terá como tema central, "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".

 

Documento-Referência


Para que esses debates sejam realizados, foi elaborado um texto que os embasa, o Documento-Referência. Ele norteia os debates em torno de sete eixos temáticos. Os eixos são: "Eixo I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação", "Eixo II: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos", "Eixo III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente", "Eivo IV: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem", "Eixo V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social", "Eixo VI: Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho", Eixo VII: Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos". As emendas a ele discutidas nos municípios e estados que ajudaram a compor o texto de discussão da etapa nacional, o Documento Base.

 

Rede Social


Nesta edição da Conae 2014 foi criada uma ferramenta que permite a participação popular por meio de Conferências Livres, a Rede Social Conae. O último levantamento realizado pela gerência do sistema, no mês de setembro, deu conta de 11.806 perfis ativos, nos quais 7.980 são mulheres e 3.826 são de homens. Os números apontados ainda apontam 996 conferências livres, 324 eventos, 296 vídeos.
Apesar de não serem obrigatórias e deliberativas, as conferências livres permitem a preparação para o debate das pessoas que integraram as discussões municipais/intermunicipais, estaduais/distrital e nacional.

 

PNE


A II Conae tem como tema de discussão o Plano Nacional de Educação. Porém, uma preocupação tem sido recorrente, à aprovação do PNE pelo Senado Federal. O projeto de lei que cria o PNE, para vigorar de 2011 a 2020, foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. Mas até hoje não foi aprovado.


Ascom Conae 2014

Lido 11456 vezes Última modificação em Quarta, 02 Outubro 2013 16:59