Imprimir esta página

Minas Gerais debate educação em etapa estadual da Conae 2014

A educação está em pauta em Minas Gerais, Belo Horizonte. Está sendo realizada no Minascentro a II Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (Conae MG 2013), etapa da II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) que começou ontem na segunda-feira (07) e segue até a próxima quinta-feira. Essa etapa foi precedida por etapas municipais e intermunicipais micro e macro. O objetivo é receber emendas relativas ao Documento-Referência da Conae 2014, visando um diagnóstico da realidade educacional brasileira, e subsidiar a construção do Plano Nacional de Educação (PNE), que será o tema central da Conferência Nacional de Educação em Brasília, em fevereiro do ano que vem.

 

Nessa reunião, haverá a sistematização do que já foi falado nas etapas municipais, nas intermunicipais – 47 micro e 13 macro regionais. "As proposições que estão sendo feitas são muito proveitosas para um repensar da educação nacional. Acredito que nós vamos ter um Plano Nacional de acordo com o que o País precisa, porque nós já estamos há três anos trabalhando nesse Plano Nacional", afirma Suely Rodarte, coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais (FEE-MG), responsável pela mobilização e coordenação da etapa mineira da Conae.


O coordenador-geral do Fórum Nacional de Educação (FNE), Francisco das Chagas, fez parte da abertura e espera bons resultados da edição mineira da Conferência. "Todos os estados têm boas sugestões, não apenas para o documento, mas também para o Estado e municípios. Aqui, em Minas Gerais, as questões sempre são bem debatidas nas conferências e eu espero que tenham saído boas propostas", detalha.

 

Programação


São 808 delegados de todo o Estado, que representam diversos segmentos da sociedade: pais, estudantes, gestores, professores e demais profissionais da educação. Eles estão divididos em sete eixos, que realizarão plenárias, colóquios e debates coletivos em torno do Documento-Referência da Conae e o encarte a este texto que cada delegado traz de sua Conferência Intermunicipal Micro ou Macro.


Nesta quarta-feira, os membros começam a aprovar as emendas propostas nas plenárias dos eixos que serão encaminhadas à edição nacional do evento. Para entrarem no documento final, elas deverão ser aprovadas por metade mais um dos delegados presentes na plenária geral. Por fim, serão selecionados os delegados que representarão Minas Gerais em Brasília, no ano que vem.

 

 

 

Foto: Lígia Souza ACS/SEE
Com informações da Secretaria de Educação de Minas Gerais

Lido 7178 vezes Última modificação em Quarta, 09 Outubro 2013 14:58