Conferência está marcada para 17 a 21 de fevereiro, em Brasília
A II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) atinge, neste sábado (09), exatos cem dias antes do início do encontro em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro do próximo ano. Os preparativos estão a todo vapor. O Fórum Nacional de Educação (FNE), órgão responsável pela concretização da Conae, tem trabalhado para receber a contento os delegados que representam os Segmentos da educação de todos os estados e Distrito Federal, e para que os debates sejam extremamente proveitosos.
De acordo com o coordenador geral do FNE, Francisco das Chagas, o que está sendo feito são acertos, principalmente da estrutura de realização da Conferência. "Nós estamos preocupados agora com três coisas. A primeira são as propostas que foram inseridas no Sistema de Relatoria, que nas mãos da Comissão Especial de Dinâmica e Sistematização, comporão o Documento Base, texto de análise da etapa nacional. A segunda é o cadastramento dos delegados da etapa nacional Fóruns Estaduais para que esses possam ser distribuídos nos colóquios, eixos e mesas de interesses do evento. A terceira é finalizar o quadro de palestrantes nos colóquios, são mais de 300 pessoas", detalha.
Conferências Municipais/Intermunicipais e Estaduais
A Conae 2014 é precedida por conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal. Todos esses debates já foram realizados. O encerramento destas etapas foi no Pará, no último dia 30, durante o encontro estadual. No total, foram realizadas 503 Conferências Intermunicipais, 2,3 mil Municipais e 19 Plenárias do DF. Mais de 772,6 pessoas estiveram presentes nestes encontros municipais/intermunicipais. As estaduais reuniram 22,4 mil pessoas durante as Conferências Estaduais e a do Distrito Federal. O estado que mais acolheu pessoas para o encontro estadual foi São Paulo com 1,7 mil pessoas, em Serra Negra, entre os dias 27 a 29 de setembro.
Conferências Livres
Além das etapas ordinárias, a Conae 2014 também é precedida por etapas preparatórias, as conferências livres. Estas são presenciais ou virtuais. As virtuais tem como plataforma de debates a Rede Social da Conae 2014. Segundo dados levantados pela administração da Rede Social, até o dia 31 de outubro, foram contabilizadas 1,8 milhão de pessoas em eventos presenciais e virtuais registrados no sistema. De acordo com esse levantamento, outros 1,2 milhão de pessoas participaram de eventos livres sobre a Conferência Nacional de Educação, mas não foram inseridos na plataforma. Cerca de 70% dos perfis inscritos na Rede Social são de mulheres, o que corresponde 12 mil pessoas. Os dados também dão conta de 1,6 mil conferências livres virtuais criadas, 6,8 mil fotos e 380 vídeos postados pelos participantes.
Leia mais
Conferências Estaduais recebem 22,4 mil pessoas
Conae reúne 11,3 mil propostas inscritas
Ascom Conae 2014