O início das Conferências Intermunicipais de Educação já chegou. Anápolis, cidade goiana localizada a 53 quilômetros de Goiânia, sedia nessa sexta-feira (10) e sábado (11) a abertura dos debates. O encontro tem como tema o "Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração". O debate tem como finalidade definir propostas para o aperfeiçoamento do PNE.
Coordenador da equipe que elaborou o documento referência da Conferência Nacional de Educação (Conae), Luiz Dourado, que abre o evento em Goiás, enfatiza a relevância do processo de participação e mobilização decorrentes dos debates. Ele destaca também a importância desse momento para a discussão e deliberação sobre o documento referência da Conae 2014.
A Conferência será realizada no Teatro Municipal. A abertura oficial, que ocorre nesta sexta-feira, às 14 horas, terá a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. Entre eles o Coordenador Geral do Fórum Nacional de Educação (FNE), Francisco das Chagas.
O evento que será aberto à participação popular, deve receber estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil. A expectativa da organização do evento é de receber cerca de 500 pessoas, vindas de 29 cidades vizinhas.
"A conferência representa um rico momento de diálogo, estudos e sinalizações, face os sete importantes eixos temáticos para a educação nacional. Seus desafios e perspectivas no horizonte de elaboração do novo plano nacional de educação e de instituição do sistema nacional de educação", ressalta Luiz Dourado.
O evento é realizado por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação, o Fórum Estadual de Educação, Conselho Municipal de Educação e a Prefeitura de Anápolis. O evento será transmitido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC/NBR/TV).
Ascom Conae 2014