Mais um passo rumo a Conferência Nacional de Educação 2014 (Conae) foi dado em Lauro Muller, Santa Catarina. No último dia sete, a comunidade escolar da Escola de Ensino Fundamental Visconde de Taunay se reuniu para debater dos eixos do Documento-Referência da Conae 2014. Pais, alunos e professores discutiram o eixos IV ("Qualidade da educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem), e VII ("Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos").
Foram expostos os eixos temáticos da CONAE 2014, pela diretora Sonia Rita Ceron Madalena e a coordenação pela coordenadora Terezinha de Fátima Holthausen aos presentes.
Em seguida foram formados quatro grupos de estudos para analisar e apontar os itens que deveriam ser completados ou modificados, provocando uma discussão produtiva dos grupos.
Os critérios que receberam ênfase maior com as devidas mudanças são:
EIXO IV
1.4 Deve-se incluir o 2º professor para maior desenvolvimento das atividades dos alunos com deficiência. Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotados. Assegurando o atendimento educacional especializado.
1.6 Ensino integral no Ensino Médio profissionalizante e no fundamental integral com projetos.
5.5 Disponibilizar ou aplicar os recursos nos devidos lugares.
1.5 Assegurar um laboratório para colocar em prática a teoria. Professor com remuneração compatível.
2.1 Toda sala de Educação infantil deve ter um auxiliar de sala.
2.7 Na biblioteca deve haver um profissional habilitado, Bibliotecário e o ambiente deve possuir um bom acervo.
2.15 Recursos didáticos e maior remuneração e no máximo 20 alunos por sala e fazer cumprir a lei.
2.19 Fazer cumprir a lei.
5.8 Contratar um psicopedagogo e um psicólogo para atuarem na escola.
EIXO IV
311 Deve haver atenção especial aos alunos da inclusão, menos burocracia e mais rapidez nos resultados dos laudos para os trabalhos serem iniciados mais rapidamente.
Ascom Conae 2014