Portal do Governo Brasileiro
Conferência nacional de educação
Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte

Dilma destaca a educação como caminho para reduzir desigualdade

"A educação é o duplo caminho para a manutenção da redução da desigualdade e para a entrada no mundo do conhecimento, da pesquisa científica e tecnológica e da inovação", afirmou a presidenta da República, Dilma Rousseff, em visita, nesta quinta-feira, 20, à 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae). O encontro reúne quatro mil pessoas para debater a educação brasileira.

 

Dilma avaliou que os resultados da conferência podem servir de base para a regulamentação do Plano Nacional de Educação (PNE), além de debater a construção da base nacional comum curricular prevista no plano e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. "Este deve ser o ponto de partida para as mudanças curriculares dos ensinos fundamental e médio, tornando-os mais eficientes para a formação cidadã e aproximando do mundo do trabalho", afirmou. "Com a base nacional comum, poderemos também construir os novos currículos do ensino superior, ponto fundamental para a formação dos novos professores."

20ConaeRobertoRibeiro1

Conae durante a visita de Dilma. Fotos: Roberto Ribeiro

 

A presidenta ressaltou o processo democrático de construção do PNE, por meio de discussões em edições anteriores da Conae. Ela lembrou que, por isso, sancionou o plano sem vetos. "Sabemos que em regimes democráticos — regimes verdadeiramente democráticos, não formalmente democráticos, mas verdadeiramente democráticos —, as políticas relevantes para a população podem e devem ser debatidas diretamente com a sociedade", disse.

 

O coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), entidade organizadora da conferência, Francisco das Chagas Fernandes, recebeu a presidenta em nome de todos os participantes. Chagas salientou que todos os segmentos e setores que atuam na educação estão representados na conferência para debater democraticamente.

20ConaeRobertoRibeiro2

Conae durante a visita de Dilma. Fotos: Roberto Ribeiro

 

O Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, também foi lembrado. O representante do Movimento Negro no FNE, Raimundo Jorge, afirmou que a educação é o instrumento para a valorização do povo negro. Destacou ainda que a superação da segregação racial passa pela educação. Na noite desta quinta-feira, um ato será realizado em celebração ao dia.

 

Assessoria de Comunicação Social do FNE e da Conae, com informações do Blog do Planalto

Lido 2406 vezes Última modificação em Quinta, 20 Novembro 2014 19:23
(*) campos obrigatórios
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal