
- Publicado: Segunda, 30 Setembro 2013 15:37
O Fórum Estadual de Educação de Segipe (FEE-SE) abre nesta segunda-feira (30), a Conferência Estadual de Educação, a partir das 19h, no Hotel Mercure, em Aracaju. O evento se estende até quarta-feira, no teatro Atheneu Sergipense e no centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto. Essa conferência integra a etapa final de preparação para a II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014).
Os 450 delegados eleitos na etapa municipal/intermunicipal para representar os diversos segmentos sociais do estado se reúnem mais uma vez para avaliar as contribuições propostas, e aquelas que vierem a ser aprovadas, elaborarão um documento que Sergipe encaminhará para o Fórum Nacional de Educação (FNE). Este texto ajudará a compor o Documento Base da Conae 2014 que será discutido na etapa nacional, de 17 a 21 de fevereiro em Brasília. No debate em Aracaju também serão eleitos os representantes de Sergipe para este encontro na capital federal.
Preparos
Os preparativos para a Conferência Nacional de Educação no estado iniciaram em 19 de fevereiro. Nesta data, a Coordenação Geral do FEE-SE realizou a primeira reunião com os representantes das Secretarias Municipais de Educação, com o objetivo de planejar a organização desses eventos.
O coordenador estadual do Fórum, Manuel Prado, informou que foram realizadas cerca de 60 conferências preparatórias nos municípios, mais de uma dezena de reuniões de trabalhos nos território. Também foi realizada uma Conferência Livre Estadual, que ocorreu no dia 16 de julho, no Teatro Atheneu, com a participação do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e do coordenador geral do FNE, Francisco das Chagas.
Segundo Manuel Prado, também foi feita uma Conferência Livre temática que discutiu, no último dia 13 de setembro, a educação profissional em Sergipe e no Brasil. "Esse seminário, organizado em parceria com o IFS e o Sistema 'S', contou com um grande público e teve em sua mesa de palestras especialistas nacionais debatendo o tema", destacou o coordenador estadual do Fórum.
Manuel também afirma que foram promovidas nove conferências territoriais deliberativas que possibilitaram aos representantes sergipanos dos diversos segmentos da sociedade, a exemplo de pais, estudantes, gestores, professores e lideranças dos movimentos sociais, participarem e fazerem uma reflexão sobre a educação. As cidades sedes da etapa intermunicipal foram Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Japaratuba, Propriá, Itabaiana, Poço Verde, Gararu e Estância.
Programação
Nesta segunda-feira a programação inicia com a palestra de Geraldo Grossi Jr., representante do Ministério da Educação, sobre "o Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação". Logo após, às 20h30, haverá a leitura e aprovação do regimento, jantar e encerramento dos trabalhos da noite.
Nesta terça-feira, no Teatro Atheneu, inicia-se a primeira sessão de colóquios. A partir da 8h, a professora Olívia Santana (BA), fala sobre Educação e Diversidade. Às 8h30, José Edilson Ferreira de Barros (TCE/SE) comenta sobre Financiamento da Educação. Às 10h é a vez dos participantes debaterem sobre Educação, Trabalho, Cultura, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, tendo como palestrantes os professores Rita de Cássia Amorim Barroso e Ademário Alves. Às 11h iniciam-se os debates.
No período da tarde, a partir das 14h, haverá a primeira sessão das Plenárias de Eixos, e às 17h serão encerrados os trabalhos. Na quarta-feira, às 8h, no Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, começa a segunda sessão das Plenárias de Eixos. Já às 14h, no Teatro Atheneu, será realizada a Plenária Final, e às 17h, o encerramento da Conferência.
Mais informações poderão ser obtidas através dos emails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Com informações da Secretaria Estadual de Educação de Sergipe