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Conferência nacional de educação
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1ª Conferência Livre sobre a CONAE/2014 realizada em Balneário Piçarras, Santa Catarina, com a participação de gestores da rede pública municipal. Imagem postada na Rede Social da CONAE por Silvana Maria Rebello Pereira.A participação de Santa Catarina, neste mês de março, nas conferências livres realizadas por meio da Rede Social da Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014) tem surpreendido os moderadores e mediadores dessa ferramenta virtual. Mais de 90% dos municípios do estado têm pelo menos um representante na rede e mais de 40% do trânsito de informações ocorrido neste mês, através da ferramenta, foi produzido pelos catarinenses.

As conferências livres promovidas em Santa Catarina têm sido realizadas por iniciativa tanto de representantes das Gerências de Educação (Gered), órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Educação (SED/SC), quanto por membros de secretarias municipais de educação.

Através da Rede Social da CONAE/2014 os catarinenses têm se preparado para a Conferência Nacional de Educação de 2014, participando das conferências temáticas propostas pela ferramenta virtual e/ou criando suas próprias conferências livres.
A forma de organização e disseminação das conferências livres em Santa Catarina tem permitido um fluxo dinâmico de informações. O modelo pode estimular as demais unidades da Federação, de modo a garantir a participação democrática, por meio do ambiente virutal, nas discussões pertinentes à CONAE/2014.

Capacitação para as conferências livres

Membros da SED/SC participaram, em 04 de dezembro de 2012, da atividade de capacitação promovida em Brasília, pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), para orientar os membros de cada unidade da Federação na utilização do Sistema de Eventos do MEC. A formação envolveu, ainda, treinamento em relação ao manuseio da Rede Social da CONAE.

O conjunto de informações recebidas no MEC inspirou os catarinenses na replicação do modelo de conferências temáticas e livres em seus sistemas de ensino estadual e municipais.

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