
A educação em Mato Grosso do Sul saiu vitoriosa no último fim de semana. Entre os dias seis a oito deste mês foi o momento de conferir a educação durante a Conferência Estadual de Educação, etapa obrigatória da II Conferência Nacional de Educação (Conae). Cerca de 800 pessoas, entre 600 delegados e 200 participantes, como observadores, autoridades e acadêmicos das universidades, se reuniram no Teatro Glauce Rocha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, para debaterem propostas ao Documento-Referência da II Conae. O coordenador geral do Fórum Nacional de Educação (FNE), Francisco das Chagas, esteve presente no encontro.
De acordo com a coordenadora-geral do Fórum Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (FEE-MS), Vera Antunes, a participação de quem esteve no encontro foi intensa e o trabalho foi gratificante. "O objetivo de mobilizar a sociedade de Mato Grosso do Sul, para discutir e deliberar propostas para uma educação de qualidade social para todas as pessoas foi alcançado", enfoca Vera.
O evento estadual ocorreu depois da realização de 17 Intermunicipais e 79 Preparatórias, durante os meses de maio e junho. Os debates, segundo o Fórum Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul, contaram com a participação efetiva de 12 mil pessoas, entre pais, estudantes, profissionais da educação e representantes do poder público e sociedade civil organizada. Os delegados eleitos em Campo Grande seguem para a etapa nacional da Conae, marcada para 17 a 21 de fevereiro, em Brasília. Já as propostas de Mato Grosso do Sul ao Documento-Referências ajudaram a compor o Documento-Base de discussões da Conae 2014.
Leia mais
Campo Grande (MS) sedia etapa estadual da Conae
Fotos: Secretaria de Educação Mato Grosso do Sul
Ascom Conae 2014