Pensar e sistematizar propostas para a educação brasileira Essa é a proposta da Conferência Livre presencial realizada entre por funcionários do Ministério da Educação (MEC), nessa terça-feira (25), no auditório principal do edifício sede do Ministério. A iniciativa da Seção Sindical no MEC do SINDSEP-DF, em parceria com a administração do Ministério, reuniu cerca de 40 pessoas, entre servidores e prestadores de serviços.
Além dos funcionários do Ministério, estiveram presentes o coordenador-geral do Fórum Nacional da Educação (FNE), Francisco das Chagas, o coordenador do Fórum Distrital de Educação, Henrique Paulo de Oliveira, o coordenador da equipe que elaborou o Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae), Luiz Dourado e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão. O foco de análise foi o Eixo VI do Documento-Referência da Conae. Ele propõe como discussão a "Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho".
O presidente do CNTE durante as discussões do eixo de análise ressaltou a importância de pensar a valorização profissional. "Para que um trabalhador seja valorizado ele precisa ser reconhecido", detalha. Para Roberto Franklin de Leão esse reconhecimento perpassa por questões como construção de planos de carreira, jornada compatível, condições estruturais de trabalho, ingresso em concurso, salário digno e formação profissional direcionada.
Em sua explanação Luiz Dourado enfocou a importância de encontros como o realizado no Ministério da Educação. "Reflexões como essa são importantes para pensar que país queremos", destaca. Ele ainda afirmou que pensar a educação brasileira decorre de várias questões. De acordo com ele, o Documento-Referência traz esses pontos de avaliações que dão luz a essas reflexões.
O coordenador-geral do FNE ressaltou a importância de momentos como esses, de conferências livres. Segundo ele, são debates que podem ser organizados por quaisquer grupos que se escolham pensar a educação brasileira. Ele ainda ressalta a quantidade de conferências livres que tem ocorrido pelo país. Francisco das Chagas ainda lembrou que elas podem ser realizadas presencialmente ou em ambiente virtual, pela Rede Social Conae.
A Conferência Livre continua virtualmente pela Rede Social Conae. Presencialmente outras duas datas já estão agendadas, os dias quatro e nove de julho, às 09h, no auditório do edifício sede do MEC. Para a etapa nacional da Conae, que será realizada em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro de 2014, serão distribuídas 100 vagas entre as secretarias do Ministério.
Confira a programação dos demais encontros da Conferência Livre dos servidores do Ministério da Educação.
MOMENTOS PRESENCIAIS
2° Encontro –4 de julho de 2013 (quinta-feira), às 9h.
Mesa: Carreira, Formação e Condições de Trabalho dos profissionais da educação no MEC.
Objetivos:
1- Debater o processo de indução para a criação de planos de carreira para os profissionais de educação dos Distrito Federal, Municipíos e Estados;
2-Discutir as políticas de qualificação e formação para os profissionais da educação, particularmente do MEC;
3-Aprofundar o debate sobre as políticas de qualidade de vida para os profissionais da educação no MEC;
Composição da mesa:
Mediador – Membro da Comissão Organizadora da Conferência Livre no MEC;
Antônio Leonel da Silva Cunha - Subsecretário de Assuntos Administrativos – SAA/SE/MEC;
Binho Marques - Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE/MEC;
Vagner Freitas de Moraes - Presidente da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal – CUT/DF;
3° Encontro – 09 de julho de 2013 (terça-feira), às 9h.
Seminário de Aprovação e Encaminhamento de Propostas.
Objetivos:
1-Discutir as propostas sistematizadas pela Comissão Organizadora;
2-Aprovar as propostas dos profissionais da educação no MEC;
3-Deliberar sobre os encaminhamentos que serão dados às propostas aprovadas;
4-Delegar tarefas entre os profissionais da educação no MEC.
Composição da mesa:
Mediador – Membro da Comissão Organizadora da Conferência Livre no MEC;
MOMENTO VIRTUAL
O espaço virtual será utilizado para o aprofundamento dos debates realizados nos 3 primeiros encontros, assim como encaminhamento de propostas correlatas ao EIXO VI da CONAE 2014, que serão sistematizadas, apresentadas e votadas no 4° e último encontro da Conferência Livre no MEC.
Ascom Conae 2014