O último dia cinco foi diferente nas escolas municipais de Presidente Prudente, em São Paulo. Profissionais da educação, estudantes, pais, sociedade civil organizada, autoridades políticas locais e poder público reuniram-se em todas as 56 unidades escolares municipais e as quatro unidades filantrópicas para a sistematização da Etapa Escola preparatória para a Conferência Nacional de Educação (Conae).
Na ocasião, os participantes refletiram coletivamente sobre o tema central da Conae 2014, "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". As discussões foram orientadas pelos sete eixos propostos pelo Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação. Após os debates, foram eleitos delegados que irão defender as propostas do município na Etapa Intermunicipal da Conae 2014 que ocorre nos dias um e dois de agosto em Presidente Prudente que é o Polo Regional da Conferência.
A coordenadora Executiva do evento Maria Aparecida Fernandes, chama a atenção para a importância desse momento, onde a população exercitou o direito a democracia. "Na medida em que a população, chamada pelas escolas de seu bairro, discutiu, analisou, fez propostas de mudanças para a educação brasileira, vivemos um momento histórico em que a Etapa Escola foi acolhida, com muito carinho, entusiasmo e participação por muitas pessoas de diferentes segmentos. Com certeza isso resultará em uma educação de qualidade", enfoca.
A mãe de aluno, Maria Lúcia Almeida, afirma que o envolvimento dos pais não deve se limitar apenas a este momento. "Além da avaliação sistema educacional e da participação nas etapas da Conferência, é preciso também cobrar as propostas apresentadas junto aos nossos governantes. Vivemos esse momento no Brasil, da participação do povo", encerra.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Presidente Prudente