Uberaba, em Minas Gerais, reuniu, na última semana, outros 29 municípios para conferir a educação brasileira durante a II Conferência Intermunicipal, etapa que antecede a Conferência Nacional de Educação (Conae). Durante esse encontro também foi realizada a I Conferência Municipal de Uberaba. O objetivo das duas conferências é que profissionais da educação, pais, estudantes, poder público e sociedade civil organizada pudessem discutir os problemas da educação, em um espaço onde todos são responsáveis por pensar e dar sugestões para políticas públicas educacionais.
Essas propostas serão encaminhadas a outras conferências, como a regional 'Etapa Macro', em Uberlândia, no mês de agosto, que deve reunir as comunidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, quando serão eleitos os delegados que representarão as duas regiões no evento em nível estadual, agendado para o segundo semestre do ano. A partir dessa reunião estadual serão selecionadas as sugestões para a Conferência Nacional, em Brasília, em fevereiro de 2014.
Para a diretora de gestão da Secretaria Municipal de Educação, Eliana Correa Salge, o importante é que todos sejam construtores das políticas públicas educacionais, refletindo sobre os caminhos da educação e, com isso, transformar a sociedade. As conferências abordaram o Plano Nacional de Educação (PNE), com ênfase na participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração, debatendo em oficinas, com grupos criteriosamente definidos para o estudo dos sete eixos temáticos do Documento-Referência da Conae.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberaba