Portal do Governo Brasileiro
Conferência nacional de educação
Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte

Rio Grande do Norte caminha rumo à Conae 2014

Mais de três mil pessoas participaram das Conferências Intermunicipais de Educação (COIME 2013) no Rio Grande do Norte. Entre os debatedores estavam pais, estudantes, profissionais da educação, poder público e sociedade civil organizada. As discussões foram norteadas pelo tema da II Conferência Nacional de Educação (Conae), "O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração", e os sete eixos do Documento-Referência. Os encontros foram realizados de maio a junho, numa ação conjunta entre o Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (FEE-RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Os 167 municípios do Estado foram agrupados em nove municípios pólos: Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz, em cada um deles foram realizadas duas Conferências com quatro eixos temáticos, respectivos colóquios e plenárias. No total, 18 conferências foram concretizadas e 485 participantes compõe o grupo de delegados eleitos para a etapa estadual. Segundo o FEE-RN, as COIME foram uma ocorrência importante na história das políticas educacionais do Estado, pois congregaram integrantes da sociedade civil, agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais. Ainda de acordo com o Fórum Estadual do Rio Grande do Norte, esses debates permitiram a interação dos segmentos da educação básica, profissional e tecnológica e do ensino superior das várias entidades públicas e privadas.


Após os encontros intermunicipais, o FEE-RN elabora um Documento Base que servirá como parâmetro inicial sobre o qual poderão ser incluídas sugestões complementares, resultantes das deliberações da Conferência Estadual de Educação. Assim, de acordo com o Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte será expresso em um documento próprio, as posições políticas e pedagógicas dos participantes/delegados do Rio Grande do Norte. A expectativa do Fórum Estadual de Educação é que o Documento Base das COIMES 2013 possa ser amplamente disseminado e debatido na Conferência Estadual de Educação (COEED-RN). Segundo o FEE-RN, o Documento Base Estadual de Educação deverá apresentar as diretrizes político-educacionais que subsidiarão a elaboração dos Planos Estadual e Municipais do Rio Grande do Norte. O Documento Base da COEED-RN será encaminhado ao Fórum Nacional de Educação (FNE). O FNE de posse dos documentos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal comporá o novo Documento Base CONAE 2014, o qual será deliberado em fevereiro de 2014.


Com informações do FEE-RN

Lido 2131 vezes Última modificação em Quinta, 25 Julho 2013 17:00
(*) campos obrigatórios
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal