Mais de três mil pessoas participaram das Conferências Intermunicipais de Educação (COIME 2013) no Rio Grande do Norte. Entre os debatedores estavam pais, estudantes, profissionais da educação, poder público e sociedade civil organizada. As discussões foram norteadas pelo tema da II Conferência Nacional de Educação (Conae), "O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração", e os sete eixos do Documento-Referência. Os encontros foram realizados de maio a junho, numa ação conjunta entre o Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (FEE-RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Os 167 municípios do Estado foram agrupados em nove municípios pólos: Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz, em cada um deles foram realizadas duas Conferências com quatro eixos temáticos, respectivos colóquios e plenárias. No total, 18 conferências foram concretizadas e 485 participantes compõe o grupo de delegados eleitos para a etapa estadual. Segundo o FEE-RN, as COIME foram uma ocorrência importante na história das políticas educacionais do Estado, pois congregaram integrantes da sociedade civil, agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais. Ainda de acordo com o Fórum Estadual do Rio Grande do Norte, esses debates permitiram a interação dos segmentos da educação básica, profissional e tecnológica e do ensino superior das várias entidades públicas e privadas.
Após os encontros intermunicipais, o FEE-RN elabora um Documento Base que servirá como parâmetro inicial sobre o qual poderão ser incluídas sugestões complementares, resultantes das deliberações da Conferência Estadual de Educação. Assim, de acordo com o Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte será expresso em um documento próprio, as posições políticas e pedagógicas dos participantes/delegados do Rio Grande do Norte. A expectativa do Fórum Estadual de Educação é que o Documento Base das COIMES 2013 possa ser amplamente disseminado e debatido na Conferência Estadual de Educação (COEED-RN). Segundo o FEE-RN, o Documento Base Estadual de Educação deverá apresentar as diretrizes político-educacionais que subsidiarão a elaboração dos Planos Estadual e Municipais do Rio Grande do Norte. O Documento Base da COEED-RN será encaminhado ao Fórum Nacional de Educação (FNE). O FNE de posse dos documentos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal comporá o novo Documento Base CONAE 2014, o qual será deliberado em fevereiro de 2014.
Com informações do FEE-RN