A II Conferência Nacional de Educação (Conae) se aproxima. Ela ocorre em fevereiro de 2014 e fará uma homenagem aos 50 anos da experiência de Paulo Freire em Angicos, no Rio Grande do Norte. Em 1963, ele alfabetizou mais de 300 moradores da cidade em 40 horas. A Conae 2014 relembrará esse ato histórico na educação brasileira, durante a etapa nacional, em Brasília. (Saiba mais informações a respeito deste feito e de como ele pode atuar na educação brasileira na página do Angicos 50 anos).
A decisão da homenagem foi dada nesta quarta-feira (31) pelos membros do Fórum Nacional de Educação (FNE). Eles se reuniram, na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para dar continuidade aos preparativos da II Conferência Nacional de Educação (Conae), além de refletir acerca de outras pautas relevantes da educação brasileira.
Notas
No encontro desta quarta-feira, as entidades membro do FNE aprovaram duas Notas. A 14º Nota do Fórum Nacional de Educação propõe o debate do poder público e sociedade civil a respeito da crescente fusão de grandes grupos educacionais no Brasil. A 15º Nota do Fórum Nacional de Educação dá apoio ao esforço que o governo brasileiro (Ministério da Educação e da Saúde) tem feito para atender a demanda de mais médicos no país.
Etapa municipal/intermunicipal
Na ocasião, também foi feito um balanço positivo da concretização da etapa municipal/intermunicipal da Conferência Nacional de Educação. Ficou decidido, pelos membros do FNE, que será disponibilizado, nas páginas da Conae e do FNE, esse balanço.
Colóquios
No encontro das entidades do FNE, também ficou definido o sistema de organização dos colóquios que ocorrem dentro da etapa nacional da Conae. A decisão é de que serão feitos 66 colóquios, como prevê Regimento Interno da Conae 2014, e cada um terá dois palestrantes. Cada palestrante terá 20 minutos para fazer sua explanação. Após o término das falas da mesa, segue-se para o debate.
A indicação destes palestrantes é feita pelas entidades membros do Fórum Nacional de Educação. Estas têm até o dia nove de agosto para enviarem ao FNE os nomes indicados para integrarem essas mesas. No próximo dia 22 haverá uma reunião entre os Relatores da Conae. E no dia 23 a Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização define os nomes escolhidos para integrarem as mesas. Os indicados terão até o dia 31 de agosto para encaminhar ao FNE um resumo da palestra. Com essas sínteses será montada uma coletânea disponibilizada aos delegados da etapa nacional.
Propostas de emendas
O Fórum Nacional de Educação decidiu também que serão disponibilizadas na página da Conferência Nacional de Educação 2014 e na Rede Social Conae as propostas elaboradas por suas entidades membros para o Documento-Referência. Elas seguem para aprovação nas conferências estaduais.
Ascom FNE