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Conferência nacional de educação
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Mulungu (CE) retrata eixos temáticos em Cordel

Mulungu, no Ceará, recorreu a um recurso diferente para apresentar os sete eixos temáticos do Documento-Referência da II Conferência Nacional de Educação (Conae). O Cordel, literatura típica do Nordeste. No dia primeiro de junho a cidade apresentou o "Documento em Cordel" durante a etapa municipal da Conae, na Escola de Ensino Fundamental Hermenegildo Rocha Pontes. Lá 115 pessoas reuniram entre pais, estudantes, profissionais da educação, poder público e sociedade civil organizada para refletir acerca do tema da II Conae "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".

06 Mulungo CE


A secretária de Educação de Mulungu, Hélia Uchôa, explica que o cordel foi escrito pela coordenadora Pedagógica da Escola de Ensino Fundamental Hermenegildo Rocha Pontes, Lucilene Gomes Monteiro. "Inserimos o cordel na conferência no intuito de apresentar à plateia o tema e os eixos da mesma de forma criativa. Os resultados foram satisfatórios, pois todos gostaram bastante por mostrar um pouco da nossa cultura", detalha Hélia.


Acompanhe o Cordel da Educação de Mulungu.


Conferência de Educação


I
Bom dia aos presentes
Que vieram participar
Desta Conferência
Que da educação irá falar
Com a coletividade
Só iremos avançar.

 

II
Vamos agora apresentar
O seu tema central
Que fala do PNE
Na articulação do sistema nacional
Dividido em sete eixos
Importantes, por sinal.

 

III
O primeiro a discutir
É sobre o Plano de Educação
E o Sistema Nacional
Falando de sua organização
Sem também deixar de lado
A sua regulação.

 

IV
Nesse eixo temático
Nós iremos discutir
Sobre os direitos à educação
Que o PNE vem a garantir
Educação igualitária
Nós temos que exigir.

 

V
Já o segundo eixo
Ele é bem abrangente
Educação e Diversidade
Valorizando a nossa gente
Justiça Social e Direitos Humanos
Para o povo ficar contente.

 

VI
Este eixo é importante
É central na educação
Pois trata o social
Na perspectiva de transformação
Superação das desigualdades
Pensando na inclusão.

 

VII
Trabalho e Desenvolvimento Sustentável
O eixo três vem tratar
Cultura, Ciências e Tecnologia
Também iremos falar
Articulando com a educação
Faremos o país avançar.

 

VIII
Sobre Saúde e Meio Ambiente
Vamos também tratar
A educação é uma prática social
Desses temas é bom abordar
Debatê-los é essencial
Para a vida melhorar.

 

IX
O eixo quatro chegou
Esse merece atenção
Pois vamos juntos debater
Sobre a Qualidade da Educação
Observando o Acesso e Permanência
Aprendizagem e Avaliação.

 

X
Falar da qualidade
É bastante complicado
Visa a emancipação dos sujeitos
Esse é o recomendado
Atender as demandas sociais
Tendo o direito assegurado.

 

XI
Quando se fala em educação
Pensa-se no rendimento escolar
Mas avaliação é mais do que isso
É fazer o aluno avançar
É um processo contínuo
Para o conhecimento ampliar.

 

XII
O eixo cinco nos alerta
Que devemos participar
Das tomadas de decisões
Para os nossos interesses conquistar
É a Gestão Democrática
Valorizando a participação popular.

 

XIII
Temos que perceber
A educação como prioridade
Que abrange todos os setores
Visa transformar a sociedade
E com as decisões coletivas
Chegamos a qualidade.

 

XIV
Precisamos está atento
Para o Controle Social
Analisar os recursos aplicados
No setor educacional
Pensando na melhoria
Da população em geral.

 

XV
O eixo seis
É bastante promissor
Pois fala da valorização
E formação do professor
Desde a educação infantil
Até o ensino superior.

 

XVI
Retrata todos os Profissionais
Que atuam na Educação
Nas Condições de Trabalho
E em sua Formação
Que são fundamentais
Para a qualidade da ação.

 

XVII
Por último o eixo sete
Vem nos orientar
Sobre o Financiamento da Educação
Gestão e Transparência vem falar
Como também do Controle Social
Vamos todos observar.

 

XVIII
É um elemento importante
Para o sistema educacional
Para garantir o direito à educação
De qualidade universal
Preparando para a cidadania
E desenvolvimento em geral.

 

XIX
A aplicação dos recursos
Devemos acompanhar
Fiscalizando os gastos
Para melhor aplicar
Uma aplicação adequada
Só vem nos ajudar.

 

XX
Vamos fazer valer
O direito a democracia
Iniciando pela Conferência
E ações do dia-a-dia
Assim seremos beneficiados
Com toda benfeitoria.

 

XXI
Estamos todos juntos
Porque temos um objetivo
Melhorar a educação
Trabalhando no coletivo
Para alcançar todas as metas
No processo educativo.

 

XXII
Juntos venceremos
No coletivo podemos mais
Contudo, temos que agir
Traçando uma meta eficaz
Assim chegaremos ao sucesso
Trabalhar em grupo nos satisfaz.

 

XXIII
Vamos com muita coragem
Traçar metas para a educação
O objetivo da Conferência
É melhorar a atuação
Colocando-o no papel
E trazer para a ação.

 

XXIV
A todos os ouvintes
Queremos agradecer
A presença de todos
Que veio nos fortalecer
Vamos continuar de mãos dadas
Para a educação crescer.

 

XXV
E agora para encerrar
Queremos fazer uma observação
A educação depende de nós
Basta tomar uma decisão
Ter entusiasmo e coragem
Agir com determinação.

 

Ascom Conae 2014

Lido 10725 vezes Última modificação em Quarta, 07 Agosto 2013 15:22
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