Com ações voltadas para a construção de um Documento- Base para a II Conferência Nacional de Educação (Conae), em 2014, o Fórum Estadual de Educação do Acre (FEE-AC) tem realizado, desta quarta (18) até quinta-feira (19), a Conferência Estadual de Educação do Acre. O encontro que ocorre no Auditório da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, em Rio Branco, tem ainda apoio das secretaria que é realizada as discussões, da Secretaria Municipal de Educação e do Colegiado de Diretores das Escolas Públicas (Codep).
O debate reúne mais de 200 representantes dos 22 municípios do Estado e membros da comunidade educacional. Ele ocorre após a etapa das conferências municipais e intermunicipais do mês de agosto. As discussões são orientadas pelo Documento-Referência da Conae. Durante o evento estadual, são discutidas as perspectivas educacionais dos municípios e do Estado em geral, bem como as formas de articulação e de colaboração nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Para a etapa nacional, serão enviados relatórios feitos pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) com todas as deliberações do Acre, que serão incluídos no Sistema de Relatoria da Conae 2014.
Na abertura desta quarta-feira (18), a palestrante Flávia Nogueira representou o ex-governador e atual secretário de Articulação com Sistemas de Ensino (Sase) Binho Marques. Ela introduziu os principais assuntos a serem discutidos durante os dois dias, que envolvem o tema central "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração", com destaque para o eixo temático "Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente".
Coordenador do FEE-AC e secretário estadual de Educação, Daniel Zen agradeceU a presença dos participantes e incentivou os debates e as sugestões para contribuir com a votação dos representantes acreanos para a Conae 2014, que será realizada em fevereiro do ano que vem, em Brasília. "Esses eventos expandem mais ainda o regime de colaboração entre os estados e os municípios. A conferência é uma ótima oportunidade para aperfeiçoar as políticas estaduais e educacionais do Acre e, como consequência, aperfeiçoar as políticas públicas voltadas para a área da Educação", explicou Zen.
Leia mais
Acre reúne quase duas mil pessoas para pensar a educação brasileira
Acre dá início à etapa estadual
Fotos: Agência de Notícias do Acre
Com informações da Agência de Notícias do Acre