Portal do Governo Brasileiro
Conferência nacional de educação
Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte

Maranhão encerra a conferência com a elaboração do Plano Estadual de Educação

A Conferência Maranhense de Educação foi encerrada nesta quinta-feira (19) com a eleição dos delegados que representarão o estado na Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), em fevereiro, na capital federal. O clima era de bastante entusiasmo entre aqueles que foram eleitos para seguir na etapa nacional.

 

A Conferência Maranhense de Educação (Comae 2013), com o tema "O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração", ocorreu entre terça (17) e quinta-feira (19), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Os debates contaram com a participação de 850 pessoas, representantes do poder público, sociedade civil, pais, estudantes e profissionais da educação.

 

Para o coordenador-geral do evento e coordenador do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva, a Comae foi marcada por novas contribuições dadas nos debates dos sete eixos temáticos da Conae, além da reafirmação das 28 conferências intermunicipais, as quais foram realizadas entre os meses de abril e junho. "A coordenação do evento encerra a Comae com o sentimento de dever cumprido, afinal foi uma grande maratona todos esses anos que levamos para preparar a Conferência. A Comae foi ainda mais especial porque conseguimos algo fundamental: o Plano Estadual de Educação. Portanto, o Maranhão juntamente com o seu Fórum Estadual de Educação e as entidades que o compõem, estão de parabéns pelos resultados alcançados" declara.

 

Plano Estadual de Educação

As 28 conferências intermunicipais contribuíram para a sistematização de uma versão preliminar do Plano Estadual, que agora seguirá para uma consulta pública para que cada cidadão maranhense possa sugerir ou contribuir com o documento, e posteriormente, a governadora encaminhará para votação na Assembleia Legislativa do Maranhão.

 

Homenagem a Paulo Freire

O último dia de Comae, por uma feliz coincidência, caiu no dia em que o educador Paulo Freire completaria 92 anos de vida (19/09/1921), por isso homenagens foram prestadas ao longo da programação e do encerramento do evento. Entre aqueles que lembraram de Freire, esteve o presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), professor Moacir Feitosa, o qual palestrou na abertura do Eixo VII (O Financiamento da Educação).

 

Ascom do FEE-MA

Lido 6072 vezes Última modificação em Sexta, 20 Setembro 2013 17:28
(*) campos obrigatórios
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal