Portal do Governo Brasileiro
Conferência nacional de educação
Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte

Belém sedia Conferência Estadual de Educação do Pará

 

Em Belém, o Hangar Convenções e Feiras das Amazônia recebeu, na noite de segunda-feira (28), a cerimônia de abertura da Conferência Estadual de Educação 2013 do Pará (CONEE), que este ano traz o tema "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração". O evento constitui uma das etapas preparatórias para a II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) e tem como principais objetivos legitimar as propostas coletadas juntos aos municípios paraenses e avaliar as políticas públicas para a educação.

 

A Conferência Estadual de Educação é coordenada pelo Fórum Estadual de Educação e se concretiza como um espaço de diálogo das políticas educacionais e debate de propostas que refletem diferentes realidades educacionais, com a finalidade de construir um projeto nacional de educação. As propostas apresentadas nessa conferência foram elaboradas e discutidas por delegados eleitos nas 12 Conferências Regionais de Educação que ocorreram nas regiões do Araguaia, Baixo Amazonas, Caeté, Carajás, Lago do Tucuruí, Marajó, Metropolitana, Rio Guamá, Tocantins, Rio Capim, Tapajós e Xingu. As regionais obtiveram a participação de 94,4% dos municípios e contou com a participação de alunos e professores da Educação Básica, Profissional e Superior.


O aluno Eduardo Ribeiro, delegado do município de Itaituba e representante da Educação Básica, acredita que a conferência vai trazer bons resultados para a educação. "Espero, como aluno, que as propostas aqui votadas tragam benefícios para o ensino em nosso estado e que, a partir delas, possamos construir uma gestão mais participativa nas escolas", disse ele.


As propostas apresentadas serão votadas e agrupadas nos seguintes eixos temáticos: 'O Plano Nacional e Estadual de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação'; 'Educação e diversidade: Justiça social, inclusão e direitos humanos' e 'Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente'.
Também serão discutidos temas como a 'Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem'; 'Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social'; 'Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições trabalho' e 'Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos'.


Para José de Arimatéia, professor das séries iniciais e representante da Região do Baixo Amazonas, esta conferência é extremamente importante para definir os rumos da educação no Pará. "Todas as regiões tem a oportunidade de participar e apresentar suas propostas para o desenvolvimento da educação, de forma a beneficiar o estado como um todo", afirmou.


Aproximadamente 610 delegados de diversos municípios do Pará estão participando da CONEE. "Este encontro representa um momento ímpar no contexto da educação brasileira, pois serão apresentadas propostas claras para contribuir com a construção de um Sistema Nacional de Educação e um Plano Nacional de Educação. A participação popular vai ajudar a construir uma educação de qualidade", enfatizou Licurgo Brito, presidente do Fórum Estadual de Educação e secretário adjunto de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 

Agência Pará de Notícias

Lido 2418 vezes Última modificação em Terça, 05 Novembro 2013 14:32
(*) campos obrigatórios
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal