As Conferências Livres de educação, no âmbito da Conferência Nacional de Educação (CONAE), são entendidas como encontros presenciais ou digitais de pessoas dispostas a debater, colaborar com críticas e sugestões ao conteúdo temático da CONAE/2014. As contribuições das Conferências livres podem ser hospedadas na página da Rede Social da CONAE/2014. Definidas em seu Regimento Interno pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), órgão responsável pela realização da CONAE/2014, as Conferências livres podem ser organizadas por qualquer cidadão ou organização, agora, também, em uma plataforma mantida pelo FNE e disponível para dar suporte às iniciativas presenciais e digitais. Observe que as Conferências Livres não indicarão delegados(as) às etapas ordinárias da CONAE/2014 e não deliberarão sobre emendas ao Documento-Referência. Essa ferramenta virtual, do mesmo modo, tem sido usada como página de apoio à administração das etapas de preparação da próxima CONAE.
As Conferências Livres são espaços que oportunizam a ampliam da participação social na discussão do tema central da CONAE/2014, qual seja, "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular; Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Pretende-se ainda, assim, qualificar a participação dos delegados das conferências ordinárias de educação municipais, intermunicipais, estaduais, do Distrito Federal e nacional.
A Rede Social da CONAE permite aos participantes internautas a criação de páginas ou salas de discussão e o compartilhamento de fotos, vídeos, notícias e relatórios executivos das conferências locais e/ou regionais. O organizador (coordenador/moderador) da Conferência Livre divulgará na Rede Social da CONAE a realização das conferências livres presenciais ou digitais e os seus respectivos relatórios para consulta. Do ponto de vista da sua abrangência territorial, as conferências livres podem ser escolares, de bairro, de cidade, de região e de temas nacionais de interesse de segmentos educacionais e/ou setores sociais, inclusive para a participação em ambiente virtual de internautas que estejam em outros países.
O administrador/moderador do debate em ambiente virtual define a forma de gestão/mediação, a quantidade de participantes e a forma de acesso (protocolo de interação). Tudo começa com seu cadastro e login na Rede Social. Depois, o login também pode ser efetuado por meio de outras redes sociais como o Facebook e o Twitter.
Rede Social da CONAE em números
Com mais de 12 mil acessos e mais de 1700 usuários cadastrados, a Rede Social da CONAE registra, nesta segunda quinzena de março, mais de 90 conferências livres em funcionamento em sua plataforma.
A ferramenta foi concebida pela Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação/Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Educação (SEA/MEC), em parceria com equipe de comunicação digital da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República e desenvolvida com o apoio da Gerência de Desenvolvimento de Web da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/MEC). A proposta da Rede Social CONAE, antes de ser desenvolvida, foi apresenta, debatida e aperfeiçoada em uma oficina composta por um grupo de jovens hackers, em Brasília.