Portal do Governo Brasileiro
Conferência nacional de educação
Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte

Mais de 700 conferências livres são registradas na Rede Social da Conae

Reunio Rede Social ConaeA Rede Social Conae foi o tema de discussão nessa quarta-feira (12), no Ministério da Educação. A Comissão de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE) programou a reunião para fazer mais um balanço do funcionamento da rede social da CONAE-2014 e planejar a realização de um Hachthon com dados educacionais como parte das atividades da conferência. Presidida pelo professor coordenador da Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização da Conae, Arlindo Queiroz, estavam também presentes na reunião como membros do FNE, Campanha Nacional pelo Direito Á Educação, Daniel Cara,
representante da União dos Estudantes (UNE), Estevão Cruz, e Paulo Egon da SEA/MEC. O encontro também contou com as presenças de integrantes do, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Movimento Transparência Racker. A pauta de análise foi o funcionamento da Rede da Conferência Nacional de Educação.


Criada em três de dezembro de 2012, a Rede Social da Conae já tem mais de dez mil pessoas cadastradas. São 44 mil acessos. O recorde de integrantes em uma conferência virtual ficou para o "Dia da Conae na CNIJMA (Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente) 05/06 - Eixo III do Documento-Referência com ações práticas", com mais de 300 participantes. O maior número de integrantes é de Santa Catarina, com mais de 50% de perfis. O estado já criou 385 Conferências Livres administradas por escolas e entidades.


O mediador da Rede Social da Conae nas Conferências Livres, José Ivan Mayer de Aquino, reforça a importância da ferramenta. "Apenas um perfil é cadastrado na Rede, mas ele nos informa que a conferência presencial foi para centenas de pessoas, isso nos traz a certeza que mais de um milhão de pessoas já foram atingidas pela Rede Social", reforça José Ivan.


Você pode se inscrever na Rede Social da Conae e promover o debate a respeito da educação. Basta clicar aqui.

 

Conferências Livres


As Conferências Livres de educação, no âmbito da Conae 2014, são entendidas como encontros presenciais ou digitais de pessoas dispostas a debater, colaborar com críticas e sugestões ao conteúdo temático da Conferência Nacional de Educação. As contribuições das Conferências livres podem ser hospedadas na página da Rede Social da Conae/2014.

 

Definidas em seu Regimento Interno pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), as Conferências livres podem ser organizadas por qualquer cidadão ou organização, também em uma plataforma mantida pelo FNE e disponível para dar suporte às iniciativas presenciais e digitais. Observe que as Conferências Livres não indicam delegados(as) às etapas ordinárias da Conferência Nacional de Educação e não deliberam sobre emendas ao Documento-Referência. Essa ferramenta virtual, do mesmo modo, tem sido usada como página de apoio à administração das etapas de preparação da próxima Conae.

 

As Conferências Livres são espaços que oportunizam a ampliam da participação social na discussão do tema central da CONAE/2014, qual seja, "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular; Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Pretende-se ainda, assim, qualificar a participação dos delegados das conferências ordinárias de educação municipais, intermunicipais, estaduais, do Distrito Federal e nacional.

 

A Rede Social da CONAE permite aos participantes internautas a criação de páginas ou salas de discussão e o compartilhamento de fotos, vídeos, notícias e relatórios executivos das conferências locais e/ou regionais. O organizador (coordenador/moderador) da Conferência Livre divulga na Rede Social da CONAE a realização das conferências livres presenciais ou digitais e os seus respectivos relatórios para consulta. Do ponto de vista da sua abrangência territorial, as conferências livres podem ser escolares, de bairro, de cidade, de região e de temas nacionais de interesse de segmentos educacionais e/ou setores sociais, inclusive para a participação em ambiente virtual de internautas que estejam em outros países.

 

O administrador/moderador do debate em ambiente virtual define a forma de gestão/mediação, a quantidade de participantes e a forma de acesso (protocolo de interação). Tudo começa com seu cadastro e login na Rede Social. Depois, o login também pode ser efetuado por meio de outras redes sociais como o Facebook e o Twitter.

 

Foto: Lucimar Pedrosa

Ascom Conae 2014

Lido 2023 vezes Última modificação em Quinta, 27 Junho 2013 14:16
(*) campos obrigatórios
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal