"O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração", foi tema de análise em Valença, na Bahia. Nos dias cinco, seis e sete de junho a cidade sediou a II Conferência Territorial da Educação do Baixo Sul da Bahia (II CONTED). Ela foi realizada como etapa preparatória para a II Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, que será realizada em fevereiro do próximo ano.
A Conferência registrou a participação de cerca de 600 representantes de vários segmentos sociais, como pais, estudantes, movimentos sociais, comunidades tradicionais, poder público, conselhos municipais, trabalhadores da educação publica e privada da educação básica, profissional e superior. Sociedade civil e poder público analisaram os eixos do Documento-Referência da Conae 2014, e elaboraram propostas que serão apresentadas na etapa estadual em Salvador.
Membro da Comissão Organizadora do IICONTED do Baixo Sul da Bahia, Maria das Graças Souza Moreira, reforçou a importância de se conferir a educação. "Pensar Educação de forma articulada e em regime de colaboração exige visão do sistema e participação popular nas discussões relativas ao PNE", enfocou Maria das Graças.
Segundo a organização, o encontro foi um sucesso graças à parceria e efetiva participação das Prefeituras e Secretarias da Educação dos municípios de Valença, Gandu, Nova Ibiá, Itamari, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu, Cairu, Piraí do Norte e Ibirapitanga. A conferência contou também com o apoio do seguintes instituições: Fórum Estadual da Educação da Bahia, 5ª Diretoria Regional da Educação Estadual, Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal Baiano, Universidade Estadual da Bahia-Campus VI, Una Patrimonial, APLB Costa do Dendê e AMUBS.
Confira a data das conferências na Bahia.
Com informações do IICONTED do Baixo Sul da Bahia